22 12 DME EncontroMulheresResumo: O evento prevê uma série de encontros que contam com atividades como conferências, sessões temáticas e mesa redonda, todas ministradas por professoras, pesquisadoras e profissionais da área de Estatística e correlatas. Nestas atividades são discutidas um panorama geral de suas pesquisas, áreas de atuação, trajetórias, conquistas e dificuldades. Com a participação de profissionais do Brasil e exterior, o evento mostra a ampla atuação das mulheres na Estatística, Ciência de Dados e áreas correlatas, seja no meio acadêmico ou no mercado. Além disso, os encontros promovem o debate sobre a desigualdade de gênero na Estatística e a motivação para a vinda de jovens profissionais para as ciências exatas.

Frequência: 1 vez por ano (início: 2021).

Professores participantes: Kelly Cristina Mota Gonçalves (coordenadora), Thaís Cristina Oliveria da Fonseca, Viviana das Graças Ribeiro Lobo.

 

22 12 DME RioResumo: O Rio em Dados é uma iniciativa formada por alunos e professores de Estatística da ENCE e da UFRJ criado em 2020 e tem como objetivo divulgar informações relevantes para a sociedade, explorando os diversos aspectos da Estatística. O Rio em dados tornou-se um projeto de extensão envolvendo alunos, docentes e milhares de seguidores em redes sociais e atualmente possui um papel relevante na divulgação de estatísticas públicas, na divulgação de conhecimentos básicos de estatística e programação e na disseminação do uso da estatística.

Professores participantes: Kelly Cristina Mota Gonçalves, João Batista de Morais Pereira.

Instagram: @rioemdados

 

22 12 DME UsodeMidiasResumo: Mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, permitem interação e compartilhamento de informações de forma dinâmica e abrangente. Com o surgimento da pandemia de Covid-19 e o isolamento social, essas ferramentas de comunicação passaram a ser mais utilizadas no âmbito acadêmico. As mídias são ferramentas importantes para prover suporte às atividades acadêmicas e podem propiciar engajamento da comunidade por serem ferramentas já presentes no cotidiano. O gerenciamento destas é mais simples quando comparadas a meios de comunicação como websites, permitindo assim a divulgação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com mais facilidade e de forma mais direta. Neste contexto, o projeto visa ampliar o uso de mídias sociais com os seguintes objetivos: interação entre os membros da equipe na escolha de temas, elaboração de identidade visual e conteúdo digital com linguagem mais acessível ao público da ação; interação dialógica entre a equipe com público da ação ancorada na troca de saberes acadêmico e popular, com a finalidade de elaborar conteúdos contextualizados que possam despertar maior interesse desse público; divulgação de atividades ligadas ao Departamento de Métodos Estatísticos (DME) do Instituto de Matemática da UFRJ e de tópicos de Probabilidade, Estatística, Ciência de Dados e Ciências Atuariais, que possam propiciar ao público da ação um acervo de informações relevantes para o seu cotidiano.

Professores participantes: Kelly Cristina Mota Gonçalves (coordenadora), João Batista de Morais Pereira, Viviana das Graças Ribeiro Lobo, Hugo Tremonte de Carvalho e Giulio Iacobelli.

Instagram: @dme_ufrj

Twitter: @dme_ufrj

Facebook: Departamento de Métodos Estatísticos

 

Logo do Site bg header

                                 Visite também nossas Redes Socias 11_08_ig.png 11_08_facebook.png 11_08_yt.png 11_08_tt.png

 
Topo