O Departamento de Métodos Estatísticos (DME) é uma parte integral do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM-UFRJ). Atualmente, o DME é composto por 24 professores altamente qualificados, cuja missão é proporcionar educação de alta qualidade nas áreas de estatística, probabilidade e ciências atuariais para estudantes de diversos centros da UFRJ. Além do ensino de graduação, muitos desses professores estão profundamente envolvidos em atividades de pós-graduação e pesquisa, além de liderar e participar em projetos de extensão universitária.
O DME é responsável pela oferta de dois cursos de bacharelado: o Bacharelado em Estatística e o Bacharelado em Ciências Atuariais. Além disso, o departamento oferece três programas de pós-graduação, incluindo um programa stricto sensu e dois programas lato sensu.
Os cursos de Bacharelado em Estatística e Ciências Atuariais foram transferidos da Faculdade de Economia e Administração para o Instituto de Matemática em 1974, em uma decisão tomada pelo Conselho Universitário. Em 2001, o DME estabeleceu o Programa stricto sensu de Pós-Graduação em Estatística, inicialmente conferindo o título de Mestre e, a partir de 2003, oferecendo também um programa de Doutorado. O curso de Especialização em Atuária Lato sensu, teve início em 2013 como um programa presencial voltado para funcionários da CAIXA em Brasília. A partir de 2017, as turmas passaram a ser oferecidas anualmente, inicialmente de forma presencial, e depois migrando para o formato remoto. O curso de Especialização em Ciência de Dados teve duas turmas até o presente, uma iniciada no ano de 2020 e outra em 2021, ambas em formato remoto, sendo a abertura da próxima turma prevista para 2024.