Parceria: Bolsa de doutorado sanduíche CAPES-PrInt permitiu que meu projeto intitulado “Papel dos receptores de eferocitose, Axl e MerTk, na modulação do fenótipo e função de fagócitos das mucosas pulmonares” fosse desenvolvido em parceria com os National Institutes of Health (NIH), em Bethesda, nos Estados Unidos, no Laboratory of Molecular Immunology, na Mucosal Immunobiology Section, chefiada pelo Dr. Brian Kelsall, que também é meu co-orientador.

Destaques: A bolsa de Doutorado Sanduíche CAPES-PrInt me deu a grande oportunidade de fazer parte do meu projeto de doutorado nos National Institutes of Health (NIH), uma das maiores instituições de pesquisa do mundo. A minha área de pesquisa é a Imunologia de Mucosas, principalmente, mucosa pulmonar. Trabalhar com Imunologia de Mucosas no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, é um grande desafio, uma vez que esse campo de pesquisa ainda é pouco representado. Por isso, escolhi adquirir/aprimorar os conhecimentos teóricos e técnico-práticos em Imunologia de Mucosas no Laboratory of Molecular Immunology, na Mucosal Immunobiology Section, chefiada pelo Dr. Brian Kelsall. Nosso projeto tem como objetivo elucidar o papel dos receptores de eferocitose, Axl e MerTk, na diferenciação e função de macrófagos alveolares (AMs) na homeostase pulmonar e durante a inflamação, utilizando como modelo experimental a silicose.

Até agora, juntamente com os dados obtidos durante o período da bolsa de doutorado sanduíche CAPES-PrInt, nossos resultados sugerem que ausência dos receptores Axl e MerTk causa uma desregulação na homeostase das mucosas pulmonares, gerando um aumento na produção de citocinas pró-inflamatórias pelos AMs e quebra do perfil tolerogênico destas células. Além disso, durante a silicose, observamos que camundongos deficientes em Axl ou MerTk apresentaram maior resposta inflamatória a partículas de sílica, caracterizada por um maior processo fibrótico, bem como um maior recrutamento de leucócitos para a mucosa pulmonar e maior morte de macrófagos alveolares se comparados a camundongos selvagens, sugerindo que ambos os receptores são essenciais para manutenção da homeostase nas mucosas pulmonares, bem como regulação do perfil tolerogênico em macrófagos alveolares.

A compreensão dos fatores responsáveis pela ativação ou desativação de AMs nas mucosas pulmonares é importante para desenvolver novas estratégias e alvos terapêuticos para o tratamento de doenças inflamatórias pulmonares e infecções pulmonares secundárias. Adicionalmente, a bolsa de doutorado sanduíche CAPES-PrInt permitiu o fortalecimento de uma ampla e inovadora linha de pesquisa na UFRJ: Imunorregulação nas Mucosas. Também permitiu a colaboração multidisciplinar e a integração de diferentes áreas da UFRJ e dosNational Institutes of Health (NIH), bem como treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação em temas e técnicas modernas utilizadas em Imunologia.

Atualmente, um dos desdobramentos referentes a esta linha de pesquisa está no desenvolvimento de um novo projeto de pesquisa no laboratório, o qual visa investigar o papel da eferocitose mediada pelos receptores TAM, Axl e MerTk, no estabelecimento da inflamação pulmonar por inalação de fumaça de cigarro e estabelecimento da DPOC; bem como seu papel no aumentoda susceptibilidade em desenvolver pneumonia por S. pneumoniae em modelos de DPOC estabelecida. Uma vez que a DPOC é uma doença respiratório crônica e de elevada morbidade e mortalidade em todo mundo, assim como as pneumonias causadas pela bactéria S.pneumoniae são mais frequentes em indivíduos tabagistas com ou sem DPOC, este projeto objetiva contribuir para a identificação de novos alvos terapêuticos para modular as respostas imunológicas em diferentes estágios da DPOC.

Confira as fotos:

                                 Visite também nossas Redes Socias 11_08_ig.png 11_08_facebook.png 11_08_yt.png 11_08_tt.png

 
Topo