DmelogoO Departamento de Métodos Estatísticos (DME) é uma parte integral do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM-UFRJ). Atualmente, o DME é composto por 24 professores altamente qualificados, cuja missão é proporcionar educação de alta qualidade nas áreas de estatística, probabilidade e ciências atuariais para estudantes de diversos centros da UFRJ. Além do ensino de graduação, muitos desses professores estão profundamente envolvidos em atividades de pós-graduação e pesquisa, além de liderar e participar em projetos de extensão universitária.

O DME é responsável pela oferta de dois cursos de bacharelado: o Bacharelado em Estatística e o Bacharelado em Ciências Atuariais. Além disso, o departamento oferece três programas de pós-graduação, incluindo um programa stricto sensu e dois programas lato sensu.

Os cursos de Bacharelado em Estatística e Ciências Atuariais foram transferidos da Faculdade de Economia e Administração para o Instituto de Matemática em 1974, em uma decisão tomada pelo Conselho Universitário. Em 2001, o DME estabeleceu o Programa stricto sensu de Pós-Graduação em Estatística, inicialmente conferindo o título de Mestre e, a partir de 2003, oferecendo também um programa de Doutorado. O curso de Especialização em Atuária Lato sensu, teve início em 2013 como um programa presencial voltado para funcionários da CAIXA em Brasília. A partir de 2017, as turmas passaram a ser oferecidas anualmente, inicialmente de forma presencial, e depois migrando para o formato remoto. O curso de Especialização em Ciência de Dados teve duas turmas até o presente, uma iniciada no ano de 2020 e outra em 2021, ambas em formato remoto, sendo a abertura da próxima turma prevista para 2024.

O curso de graduação em Estatística foi transferido da Faculdade de Economia e Administração, por decisão do Conselho Universitário, em 1974. Desde então compõe o quadro de graduação do Instituto de Matemática da UFRJ.

Saiba mais sobre AQUI a Graduação em Estatística.

O Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFRJ conduz aos títulos de Mestre e Doutor em Estatística. De 2001 a 2015, o Programa funcionou no regime letivo trimestral (com 3 períodos por ano). A partir do ano de 2016, o Programa retornou ao regime letivo semestral, com 2 períodos letivos de 15 semanas. Ambos os títulos tem como atividades no 1º ano letivo disciplinas de Pós-Graduação e Seminários. Os Seminários de Mestrado são disciplinas semestrais de 1 (um) crédito envolvendo a avaliação da compreensão e da participação no Ciclo de Palestras do Programa. Além da presença nas palestras, os alunos deverão preparar uma monografia descrevendo algumas das palestras assistidas. Ao final do 1º ano letivo, todos os alunos deverão ter o mínimo exigido de 360 horas de aula em disciplinas regulares e 20 horas de aula em Seminários. Alunos de doutorado, já com o mestrado de outro programa, podem solicitar dispensa de algumas disciplinas caso seja comprovada a equivalência com disciplinas já cursadas em seus programas de origem. Ao final desse 1º ano letivo surgem as diferenças entre os caminhos seguidos por alunos de mestrado e doutorado. Vamos apresentar estes caminhos separadamente.

Saiba mais AQUI sobre a Pós-graduação em Estatística.

O curso de Ciências Atuariais da UFRJ proporciona uma formação sólida para o aluno, de forma que ao final do curso o aluno poderá optar tanto por ir para o mercado de trabalho como prosseguir seus estudos na pós-graduação. Neste sentido, o curso oferece tanto disciplinas práticas, específicas para a vida profissional, como disciplinas teóricas, que estão representadas em disciplinas de base estatística e probabilística. Durante o curso, procura-se estimular os alunos a realizar trabalhos que os coloquem em contato direto com a prática de um atuário e a participar de projetos de extensão e projetos de iniciação científica, que são oferecidos para alunos que tenham o perfil exigido, dando a oportunidade de aprimoramento de conhecimentos e experiências na área das Ciências Atuariais. Também são oferecidas bolsas de monitoria para aqueles alunos que desejam ter uma experiência didática de apoio ao professor de determinada disciplina.

Saiba mais AQUI sobre a Graduação em Ciências Atuariais.

Ciências Atuariais, criado em 22/09/45, transferido em 1974 da Faculdade de Economia e Administração, juntamente com o de Estatística.

Estatística, transferido em 1974 da Faculdade de Economia e Administração, por decisão do Conselho Universitário

Disciplinas Oferecidas no Semestre

Logo do Site bg header

                                 Visite também nossas Redes Socias 11_08_ig.png 11_08_facebook.png 11_08_yt.png 11_08_tt.png

 
Topo